TIRE SUAS DÚVIDAS

Qual a diferença no consumo entre lâmpadas incandescentes, fluorescentes e as de LED?

Incandescente é o tipo mais comum. Fluorescente é mais econômica do que a incandescente e com 15 W ilumina da mesma forma que a incandescente de 60 W. Isso significa uma economia de 75% na conta de luz. A lâmpada de LED consegue ser ainda mais econômica no consumo de energia. Com apenas 10 W você deixa um ambiente iluminado com a mesma intensidade que a incandescente de 60 W ou a fluorescente compacta de 15 W.

A iluminação led utiliza metais pesados?

A iluminação LED não utiliza metais pesados. O corpo dos produtos LED é fabricado em liga de alumínio de alta pureza injetado a pressão. O LED não contém componentes agressivos ao meio ambiente, estando em conformidade com a diretiva européia RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances – Restrição de Certas Substâncias Perigosas).

Qual a redução no consumo de energia usando led?

Os produtos LED são fabricados visando o menor consumo de energia possível e obtenção de fluxo luminoso tão satisfatório quanto o das lâmpadas convencionais. Sendo possível, com o mesmo nível de luminosidade, reduzir o consumo energético mensal em até 80%.

Como funciona a emissão de raios ultravioleta e infra-vermelho nas lampadas led?

O led não emite luz com comprimento de onda na faixa do ultra-violeta, poupando a visão e pele humana de doenças ou problemas gerados por este tipo de exposição. Além disso, toda a potência dissipada em forma de calor é levada ao dissipador localizado na parte posterior dos Leds, possibilitando a não emissão de infra-vermelho em seu feixe de luz (que é frio), evitando assim a degradação dos elementos por ele iluminados (efeitos causados pela irradiação de calor) e a atração de insetos ao local onde as luminárias estiverem instaladas.

Quais as vantagens econômicas da energia fotovoltaica?

À parte do investimento inicial, com compra e instalação do equipamento, a energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico não tem outros custos, dado que os painéis demandam pouca manutenção. Com a evolução tecnológica, o prazo de retorno deste investimento inicial está cada vez menor.

Posso instalar um sistema solar em minha casa para economizar energia?

Sistemas fotovoltaicos são utilizados em residências como forma de economia de energia quando há legislação regulamentando quanto a venda do excedente gerado para a rede elétrica, o que é convertido em créditos para uso próprio. No Brasil, a ANEEL aprovou a regulamentação intitulada resolução normativa que permite a conexão de um sistema residencial e viabiliza o investimento através do sistema de compensação energético. Portanto, hoje já é permitido e viável a instalação de um sistema fotovoltaico residencial.

Posso instalar um sistema solar fotovoltaico em minha empresa?

Além da economia gerada através do sistema de compensação energético da resolução normativa aprovada pela ANEEL, um sistema solar, pode atrair a atenção da mídia, sendo utilizada para a geração de material publicitário e campanhas de marketing, o que trazem retornos consideráveis para a imagem da empresa.

É possível tornar-se completamente independente da rede elétrica utilizando energia solar?

Para se tornar independente da rede elétrica, é necessário um sistema autônomo, onde o armazenamento da energia é feito por baterias. Esse tipo de sistema é recomendado para locais onde não há rede elétrica, como fazendas e zonas rurais. Em zonas urbanas, a viabilidade financeira indica um sistema conectado a rede remotas.

Quais as vantagens ambientais da energia fotovoltaica?

A interação entre o silício e a luz solar, que gera a energia fotovoltaica, não produz resíduos. Por isso, ela é considerada uma fonte de energia limpa ou ecológica.

O que é preciso para a instalação de painéis fotovoltaicos?

Para maior eficiência do sistema, os painéis fotovoltaicos devem ser instalados em posição e altura determinadas de acordo com a localização da construção.

Com energia solar fotovoltaica, é possível utilizar todos os aparelhos elétricos comuns?

Sim, a energia solar fotovoltaica tem os mesmos usos que a energia elétrica convencional.

O sistema fotovoltaico no telhado, é barulhento?

O processo é silencioso.

A transformação da luz do sol em energia elétrica deixa resíduos?

Não. Por isto, a energia solar fotovoltaica é considerada uma energia limpa.

Se a obtenção de energia fotovoltaica depende do sol, há o risco de apagão nos dias nublados? E à noite?

A eficiência do sistema solar fotovoltaico depende, sim, da quantidade de luz recebida. Porém, mesmo em dias nublados há radiação mais do que suficiente para a geração de energia. Além disso, em localidades com condições climáticas piores, o sistema pode ser potencializado aumentando-se a superfície de contato (com painéis fotovoltaicos maiores). No Brasil, todas as regiões apresentam ótimas condições climáticas.

Oferecemos suporte técnico e comercial completo garantidos por nossa experiência.